Assessoria/PJC-MT
Órgãos envolvidos com a gestão e combate a crimes ambientais se reuniram nesta semana em Juína (735 km a noroeste de Cuiabá) para discutir estratégias de atuação para a região. Representantes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente da Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Ibama, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente também debateram a criação futura de um Gabinete de Gestão Integrada para reforçar a atuação dos órgãos contra fraudes em manejos florestais que mascaram desmatamentos e queimadas na região noroeste do estado.
Pela Delegacia de Meio Ambiente participaram do encontro os delegados Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino (titular da Dema) e Marcelo Miranda, o chefe de operação da unidade e o delegado regional de Juína, Carlos Moraes.
'A questão ambiental permeia outras situações que podem mascarar crimes diversos. É importante a união de esforços entre as instituições que atuam com o meio ambiente', declarou a delegada Alessandra.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, falou dos procedimentos no âmbito da exploração de produtos florestais, sobre a Política Florestal de Mato Grosso e o monitoramento dos desmatamentos com o uso de imagens do sistema Planet. Foram debatidas ainda questões relacionadas à comercialização de créditos falsos em planos de manejo, inventário florestal, controle de saldos, entre outros assuntos.
A equipe realizou ainda visita técnica a uma área de manejo florestal na região de Juína.
Com informações da Assessoria do MPE-MT