Por Jaconias Neto
O Grupo Especial de Fronteira e a Polícia Militar deflagraram, na manhã desta quarta-feira (30/10), uma ação que resultou na prisão de três homens suspeitos de crimes ambientais e extração ilegal de madeira. A ação policial foi registrada na cidade de Jauru.
A operação, denominada "Protetor das Fronteiras e Divisas", foi iniciada às 6h após informações sobre um caminhão modelo Mercedes-Benz, de cor preta, que estava transportando madeira da espécie aroeira, que veio da Bolívia, e que estaria entrando no município de Jauru.
Os policiais realizaram diligências no perímetro urbano e em áreas rurais, onde localizaram o veículo descarregando a madeira em uma propriedade rural na comunidade de Santa Otília. Uma motocicleta, usada como batedora para auxiliar o motorista do caminhão na localização do descarregamento, também foi apreendida.
Questionados sobre a documentação da carga, o motorista do caminhão afirmou que não possuía nota fiscal, e o motociclista disse estar apenas fazendo um favor para uma outra pessoa.
Durante a operação, foram apreendidos cerca de 35 palanques de madeira aroeira, com volume aproximado de 4,2 metros cúbicos, além de 19 dúzias de lascas de madeira também da mesma espécie que tem um alto valor no mercado clandestino, somando cerca de 4,5 metros cúbicos.
As apreensões totalizaram um prejuízo estimado de R$ 125 mil aos envolvidos.
Os suspeitos, a carga e os veículos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Jauru para os procedimentos legais e investigação sobre possíveis ligações com outros crimes ambientais na região.