Novo golpe do empréstimo consignado do INSS está sendo aplicado por criminosos. Ter uma grana extra na conta pode parecer uma grata surpresa para quem é aposentado ou pensionista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O barato, porém, pode sair caro.
Fraudes envolvendo consignados não são novidade. Quem recebe algum benefício provavelmente já teve algum problema envolvendo a liberação de crédito indevido.
O golpe mais conhecido funciona da seguinte maneira: o criminoso obtém os dados pessoais da vítima, tais como o CPF, e faz o empréstimo em seu nome. O falsário pega o dinheiro para si e deixa as parcelas para o segurado pagar, sendo mês a mês descontada uma fatia do seu benefício.
Um outro golpe, menos conhecido, mas cada vez mais recorrente, é aquele em que a vítima pode nem se ver prejudicada. O empréstimo cai na conta e as parcelas vão sendo debitadas normalmente.
A vantagem, para o fraudador, é que ele fica com as taxas da operação, segundo advogada consultada pelo Tv Centro Oeste.
Golpe em Pontes e Lacerda
Um desses golpes foi aplicado em uma idosa do bairro do residencial Glória . Ao todo foram seis empréstimos de bancos diferentes.
Segundo a advogada Marceli Garcia o ideal é procurar o banco do aposentado para verificar os valores, ir ao Procon e ainda registrar um boletim de ocorrência. O aposentado também pode ir na justiça com um advogado.