logo

Operação da PF cumpre mandados em Pontes e Lacerda e outras cidades de MT contra crimes de exploração sexual infantil


Por Correio Digital MT

Operação da PF cumpre mandados em Pontes e Lacerda e outras cidades de MT contra crimes de exploração sexual infantil

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (14/5) a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos de exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. Em Mato Grosso, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Pontes e Lacerda, Cuiabá, Primavera do Leste e Barra do Garças, em uma ação coordenada que envolveu também a Polícia Civil.

Ao todo, a operação cumpriu simultaneamente 128 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva nas 27 unidades da federação. O foco principal da ação é identificar e prender indivíduos envolvidos em abusos sexuais de crianças e adolescentes. A força-tarefa contou com a participação de 451 policiais federais e 150 policiais civis.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em todo o Brasil, 31 pessoas foram presas em flagrante. A operação visa integrar as polícias federal e estaduais no enfrentamento aos crimes de abuso sexual infantojuvenil, buscando a identificação e responsabilização de quem armazena, compartilha, produz ou vende esse tipo de material ilícito. A ação também reforça o compromisso das autoridades na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.

A Operação Proteção Integral II dá continuidade ao trabalho iniciado na Operação Nacional Proteção Integral I, deflagrada em 12 de março de 2025, demonstrando o esforço contínuo da Polícia Federal na proteção desse público vulnerável.

A PF também divulgou que, somente entre janeiro e abril de 2025, foram cumpridos 612 mandados de prisão de foragidos da justiça por crimes sexuais em todo o país, evidenciando o engajamento de diversas áreas da instituição no combate a esses delitos.

Em um alerta à população, a Polícia Federal orienta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos tanto no ambiente virtual quanto no físico, prevenindo-os contra os riscos de abusos sexuais.